“Trintona” e perfumada!

ESPECIAL ACONTECEU NO SPFW – VERÃO 2010



Nota publicada no
Blog Moda Brasil + Design. junho/2009

Por Clarisse Duarte, Flávia Duci e Tatiana Maia

A Melissa completa trinta anos na segunda metade de 2009 e prepara uma série de novidades para comemorar seu aniversário. A primeira delas é a volta da Melissa para a TV em filmes publicitários de 15 segundos que serão vinculados em TV a cabo.

Além disso, a marca vai lançar, em parceria com a House of Palomino e a Casa Darwin, nova edição da revista Plastic Dreams que trará, além da coleção inverno 2009, matérias sobre comportamento e turismo.

O lounge da marca nesta edição do SPFW tem como tema o trigésimo aniversário e traz uma retrospectiva dos principais lançamentos, dando destaque para a parceria com grandes nomes da moda como, Alexandre Herchcovitch, Jean Paul Gaultier e a mais nova colaboração, Vivienne Westwood, que terá um novo modelo sendo lançado durante a semana de moda. Trata-se de Vivienne Westwood Anglomania + Melissa Three Straps Elevated, nas cores vermelha, café e preto, com venda na Colette Loves SPFW.

Na manhã desta quinta-feira, a Galeria Melissa, na rua Oscar Freire, recebeu profissionais da mídia para o lançamento da frangrância Melissa, em comemoração às três décadas das famosas sandálias de plástico. O aroma é doce e remete ao universo jovem das consumidoras da marca.



Com painéis em 3D desenvolvidos pelo arquiteto Marcelo Rosembaum, a experiência proporcionada pela Melissa é bem interativa, misturando imagens, música e a frangrância por todo o ambiente.

Um perfume chamado Paixão

ESPECIAL ACONTECEU NO SPFW – VERÃO 2010

Nota publicada no Blog Moda Brasil + Design. junho/2009

No ano da França no Brasil, o tema dessa edição do São Paulo Fashion Week é Passion-Paixão, e a Natura inspirou-se na Belle Époque para a criação de seu lounge. Dessa vez a marca lançou a linha Natura Águas SPFW, dividida em quatro fragrâncias: Paixão, Arte, Beleza e Alquimia. Essas são feitas através da mistura de óleos essenciais brasileiros.

A criação ficou por conta da perfumista da marca, Verônica Kato, junto com o Núcleo Olfativo da Natura em parceria com as Casas de Perfumaria Givaudan e IFF, que buscaram resgatar a alquimia com sensibilidade, a fim de construir uma assinatura olfativa única e de alma brasileira.

O artista plástico Gringo Cardia concebeu o Espaço Natura e o descreveu como uma verdadeira experiência olfativa inspirada nos aromas da Art Nouveau. “Eu me inspirei nos elementos orgânicos, na beleza, na liberdade criativa, nas formas tridimensionais delicadas, sinuosas, ondulantes e sempre assimétricas do período para a criação deste Espaço, que tem como protagonistas os Ateliês Olfativos”, conta.

Bethy Lagardère: o Brasil na França

ESPECIAL ACONTECEU NO SPFW – VERÃO 2010



Nota publicada no
Blog Moda Brasil + Design. junho/2009



O SPFW escolheu a mineira, radicada na França há mais de 30 anos, Bethy Lagardère, como principal homenageada de seu tema, Passion-Paixão. Com fotografias, imagens raras, vídeos e documentos do acervo pessoal de Bethy, é possível perceber como a determinação fez da modelo mineira uma das mulheres mais poderosas da Europa e um ícone no mundo.


O ponto alto da exposição, que está no terceiro piso do edifício da Bienal, são 33 modelos de alta-costura da coleção de Bethy Lagardère, com assinatura de Jean Paul Gaultier, Emanuel Ungaro, Guy Laroche, Pierre Cardin, Lecoanet Hemant, Chanel, Christian Dior e Yves Saint Laurent.

Trata-se, sem dúvida, de um dos maiores e melhores acervos particulares de moda, que vale a pena ser conferido.

O safado bem-humorado

ESPECIAL SPFW – VERÃO 2010

Matéria publicada no Blog Moda Brasil + Design. Dia 22/06/2009

Fotos Divulgação

Com cores e grafismos do safári africano misturado aos códigos de sedução e estilo despojado dos homens brasileiros, a Reserva traz uma coleção para qual a palavra-chave é sedução para o verão 2010.

Fernanda Young entrou na passarela lendo um texto sobre o que é o safado. Ao som da música “Você não vale nada, mas eu gosto de você”, seguido de funk, e músicas bem-humoradas sobre homens safados, a marca apresentou cardigãs de tricôs bem fininhos, pólos, crossover de cardigã com blazer, alfaiataria em jeans, camisaria em cambraia e malharia em máxi camisetas. Calças e bermudas são de moleton e jeans e com cavalo baixo.

Na cartela de cores, o bordô, o azul e o rosa se misturam a tons terrosos. Mas o ponto forte são as estampas inspiradas em fotos de savanas africanas: uma de borboletas, outra de zebra que parece como camuflado, e a última eram listras coloridas que representa os vincos não lineares da natureza. Estas criavam um jogo de texturas.

A atitude dos modelos também merece destaque. Eles andavam com um jeito mais ‘malandro’ e com cara de safado sedutor. Na fila final, entraram na passarela com beijos na bochecha e no pescoço. O bom humor prevaleceu no desfile dos safados da Reserva.

Moda Brasil + Design aposta… nos cardigãs fininhos e no bom humor.

Garoto molhado

Max Weber, responsável pela beleza da Reserva, passou no rosto dos modelos uma base para bronzear, um blush vinho para representar o queimado do sol, também passado no corpo dos homens mais claros. E para completar o visual, foi aplicada água termal para dar a sensação de suado. O cabelo é molhado e desalinhado.

O romance de Lino

ESPECIAL SPFW – VERÃO 2010
Matéria publicada no Blog Moda Brasil + Design. Dia 21/06/2009
Por Flávia Duci e Tatiana Maia
 


Fotos Divulgação

 
Para o verão 2010 Lino Villaventura nos introduz sua fábula encantada sobre um caçador apaixonado por uma ninfa numa floresta com orquídeas e borboletas.
 
Num desfile que há o forte e o suave, o agressivo e a doçura, a luz e a sombra, os opostos se confundem e equilibram o bem e o mal dos contos de fadas. Isso apareceu claramente na trilha sonora, nas roupas e na própria atitude dos modelos femininos e masculinos que entravam de modo intercalado criando a sensação de contraposição.
 
Quando as mulheres entravam, a suavidade e leveza dominavam, a música era tranquila e as cores eram claras como o branco, rosa, lilás, gelo e marfim. Já com os homens, a atitude era mais pesada e firme, a música ganhava mais batida e as cores eram variações de terra, verde, ocre e vermelho.
 
 
Esse contraste também apareceu nas formas e tecidos das roupas. No masculino, as listras em diversas direções, estampas orgânicas e o camuflado do caçador apareciam nas camisetas, calças com efeito amassado e com bolsos, macacões e em lenços. Os tecidos também eram mais pesados, tais como tricoline, brim de algodão, jérsei de malha, malha de seda e crepe de chine.
  
Lino usa e abusa da transparência, dos babados e drapeados nos vestidos que transpõem toda delicadeza e feminilidade da mulher desta edição. As peças que fluíam na passarela arrancavam suspiros do público que, a cada troca de modelos, se encantava com o charme, os adornos em Swarovski e o trabalho minucioso do estilista, que ao final foi aplaudido de pé por todos que estavam na sala.
 
Moda Brasil + Design aposta… em qualquer vestido dessa incrível coleção.
 
 
Uma fada-borboleta
Por Tatiana Maia

Marcos Costa para Natura foi responsável pelo make “borboleta” do desfile de Lino Villaventura. O maquiador contou para Moda Brasil + Design sobre a inspiração: “Trata-se de um conto de fadas. Queria fazer uma fada madrinha, aquela que você pensa que é boazinha, mas tem um lado de malvada. Para isso, inspirei-me numa asa de borboleta”.

Na pele, apenas uma base hidratante, sem pó, para dar um pouco de brilho, um aspecto de pele bem tratada e viçosa. No contorno do olho, uma sombra roxa bem viva é misturada ao amarelo solar passado nas laterais, foram colocados cílios postiços longos embaixo, além de um desenho de falsos cílios para dar um ar de melancolia. Para aumentar ainda mais o destaque dos olhos, Marcos Costa redesenhou a sobrancelha com rímel para remeter à fada madrinha. Para finalizar, na boca foi passado batom berinjela.
 
Os cabelos cheios de cachos foram presos e colocados flores naturais para dar um clima de floresta encantada.

Se eu fosse uma estrela…

ESPECIAL SPFW – VERÃO 2010

Matéria publicada no Blog Moda Brasil + Design. Dia 20/06/2009


Fotos Divulgação

O universo foi a grande inspiração para o verão 2010 de Glória Coelho. Em absoluto silêncio, uma modelo percorreu a passarela com um vestido estampado envolto por uma tela de tule preto lembrando uma bolha. Deu-se inicio a uma viagem espacial única.
 
Com recortes e babados nas golas e cavas, bordados em formato de estrelas e aplicações de cristais Swarovski, a estilista trouxe à passarela blazeres e tops bem acinturados, coletes longos e calças skinny e de cintura alta.
 
Os grandes destaques: vestidos curtos com aplicações de botões, que lembram planetas e asteróides; e os looks arquitetônicos compostos pela união de diversas faixas, que arrebataram aplausos antes mesmo do fim do desfile.

A cartela de cores de Gloria Coelho era composta por preto, cinzas, vermelho, laranja, amarelo, bege, areia e azul marinho, em sua maioria usada de modo monocromático, ou em dois tons. Nos tecidos, trouxe sarja, organza, cetim de seda, chiffon, crepe, tecidos tecnológicos, além de tule de algodão. A sobreposição de peças surtiu um efeito tridimensional incrível.

Nos pés, o sapato Eclipse, confeccionado pela Dilly, tinha salto arredondado e cobria todo o pé, foi bastante inusitado.

Um show bonito, criativo e bem feito. Gloria foi tão brilhante como uma estrela. Foi aplaudida em pé. E merecido.

Moda Brasil + Design aposta… no brilhantismo dos criadores.



Branca como a Lua

 

O make do desfile de Gloria Coelho, assinado por Philippe Chansel e Fabiana Gomes para MAC, era todo esbranquiçado, nos olhos lápis e sombra branca. A boca sem cor, e apenas um pouco de blush foi passado.
Já Wanderley Nunes e Sérgio G, do Studio W, propuseram cabelos absolutamente lisos, repartidos ao meio e presos em forma de rabo-de-cavalo. A pomada deixou os fios bem assentados.