Fashion Rio: Coven

Fotos: ® Agência Fotosite

Foi inspirada na série de gravuras “Os Desastres da Guerra” do pintor Goya, e também na mostra circense que os irmãos Chaplin criaram em cima dessas obras, que Liliane Queiroz se baseou para criar a coleção de inverno da Coven. E pra quem não conhece a marca, é tudo de tricô.

Sempre com excelência a estilista reinterpretou a guerra e o circo de maneira única. O começo do desfile apresenta os looks militares camuflados – e super femininos – com aplicações de paetês, dourados, maxi canudilhos. Foram peças feitas em moulage, a maioria com recorte em V, e até modelo de um ombro só aparece.  Tudo em cores escuras como verde-caçador e marrom. No meio do desfile um mini vestido de mangas compridas, com franjas e preto anuncia que o circo chegou. A partir daí aparecem camuflagens azuladas, franjas e leggings.

Mas o grande destaque ficam para os looks finais divididos em duas partes: três vestidos de patchwork cinzas simplesmente lindos; e quatro looks bem circense coloridos com diferentes tramas de tricôs e bordados para completar o show.

Definitivamente um desfile precioso, rico em detalhes. É inegável dizer que Liliane cria looks inteiros – a partir deste trabalho artesanal – que são impecáveis, e se não bastasse ainda transforma o material (nem sempre leve) em alfaiataria.

Fashion Rio: Graça Ottoni

Fotos: ® Agência Fotosite

Seda das mais diversas maneiras: sobreposta, brilhante, transparente, combinada com renda ou contrastada a matelassê ou couro. Assim foi a coleção de inverno de Graça Ottoni.

Abusando de sobreposições, patchworks e tiras, a estilista trouxe um pouco dos anos 80. Mas claro que de um modo muito mais delicado do que tal década representa em vestidos curtíssimos. Os casacos foram destaques, deram uma dramaticidade e modernizada ao mesmo tempo aos looks.  Outro bem bacana foi a malha furada em cinza, usada com saia repuxada e casaco.

A cartela de cores variava entre tons claros e escuros, entre amarelos e cinzas.

A coleção mantém a marca de Graça Ottoni: sempre feminina e delicada; fazendo roupas com volumes leves e tecidos esvoaçantes.

Fashion Rio: Cavendish

Fotos: ® Agência Fotosite

O inverno 2010 da Cavendish vem inspirado nos campos da China, Japão e Vietnã, em especial nas colhedoras de chá. A etnia oriental se traduz em plissados e dobraduras e nos materiais naturais como lã, algodão e couro.

Como sempre romântica, Carla Cavendish mostra uma coleção leve, com cores suaves e ultra-feminina através de vestidos soltinhos, com cintura deslocada para o quadril – lembram um pouco os anos 20 – com babados, drapeados e plissados. Transparências se sobrepõem a peças com paetês.

Na cartela de cores, vermelhos, azuis, nudes e cinzas se misturam. Tudo fluido, leve e bonito.

Fashion Rio: Filhas de Gaia

Fotos: ® Agência Fotosite

A grife Filhas de Gaia, de Renata Salles e Marcela Calmon, trouxe para o inverno 2010 uma coleção chamada “Belo Frankenstein”. Marcela conta um pouco mais sobre: “Nos inspiramos em construção e anatomia. Nas peças, usamos volumes rígidos, localizados em pontos estratégicos, e bordados que remetem a costuras e cicatrizes”. Mas tantos looks estruturados tornaram o desfile repetitivo.

Os destaques acabaram sendo as calças sequinhas de veludo azul com blusas e bolerinhos, e os vestidos pretos com transparências desenhando os quadris, com barbatanas aparentes na estrutura do corset.

Na cartela de cores, preto, azul, cinza e off-white. Flores estampadas a la Balenciaga eram bem bonitas.

Fashion Rio: Mara Mac

Fotos: ® Agência Fotosite

Mara Mac criou sua coleção de inverno 2010 inspirada no documentário “Mar sem Fim” do escritor brasileiro Amyr Klink. A partir daí as águas gélidas guiam todo o desfile.  Com cores baixas a cartela de cores traz o azul-marinho e o verde-azulado. Para pontuar  ainda tem o laranja- inspirado nos aparelhos de segurança.  

O colete salva-vidas virou parka em tecido sintético impermeável. A estilista apostou em acetinados, empapelados e náilon para o inverno chuvoso. E também no sportwear com parkas, ganchos metálicos e capuzes em vestidos, macacões e casacos. Com moletons criou vestidos, trench-coat e até blazer, com corte de alfaiataria, todos lindos. No final do desfile vestidos estampados com o mar.

Um inverno leve, para dias chuvosos, próprios para um país tropical.

Fashion Rio: Patrícia Viera

Fotos: ® Agência Fotosite

Patrícia Viera apresentou seu inverno 2010 com um desfile off-Fashion Rio, numa coleção que a própria estilista chama de “Redação tema livre!”. Ela olhou para a filha, a sobrinha (Alice Dellal) e a irmã (Andrea Dellal) para fazer peças bem jovens, frescas e fortes, inspiradas no streetwear + rock + skate + décadas entre 50 e 80. E claro tudo de couro.

A estilista criou contrates entre peças justas e largas, fluidas e estruturadas em vestidos com saia tulipa, chemisier, minis comprimentos, skinny, tudo sexy e chiquérrimo. Tem também jaquetas, paletós com ombros pontudos, camisetas, tops curtinhos e calças largas. Tudo cheio de detalhes, tachas, transparência, e pelos.  Como sempre, a coleção é super trabalhada, Patrícia faz listras com tiras de couro, perfurações para criar rendas, e tranças para o tricô.

A coleção vem completa para o guarda-roupa, e não só o da rockeira chiquérrima.