SPFW: Triton

Fotos: ® Agência Fotosite

A Triton encerrou este terceiro dia do SPFW inspirada no bairro Harajuku – bairrinho cool de Tóquio!! – numa coleção para as adolescentes que amam brilho, misturas e gostam de ousar no estilo.  

Em parceria com Lovefoxxx, a marca lançou estampas de teia de aranha, corujas e cogumelos, trabalhadas até nas legging que podiam ser segunda pele. As modelos entram com kepe de paquita na cabeça e vestindo casacos, calças molengas e oversized, microvestidos (com maxi gola de tule flúor verde, amarelo e preto!), sainhas, paetês e lantejoulas, e para completar o visual uma plataforma altíssima em madeira. Falsos tricôs são estamparia digital furta cor e vem em leggings, peças de roupas e até mochila. Para aumentar o brilho pastilhas metálicas vêm nos vestidos ao lado de furinhos.  

Um desfile bem animado, divertido e colorido, cheio de opções para garotas estilosas.

SPFW: Ellus

Fotos: ® Agência Fotosite

A Ellus trouxe o que estamos habituados a ver em sua coleção de inverno. Roupas pretas, calças justas, camisaria bem feita, jaquetas e trench coats de couro (que de diferentes tinham o longo comprimento e vazados com transparências). Para quebrar o preto detalhes em azul cobalto, vermelho e amarelo.

Trazendo os anos 90 para a passarela vieram os sintéticos nos abrigos, camisetas e vestidos. Mas com um toque de sportswear, através de apliques e ajustadores que aparecem nas parkas, nos paletós, nos casacos, e até nos vestidos.

O grande destaque da marca ficou para os materiais usados, entre eles uma mistura de índigo e couro chamado de leather denim que é a aposta da marca. Os melhores looks ficaram para a top Cintia Dicker que fechou o desfile com um body de couro com transparência, e para Jesus Luz – o namorado da Madonna – num look inteiro de couro.

SPFW: Fabia Bercsek

Fotos: ® Agência Fotosite

Fabia Bercsek inspirou-se na heroína francesa Joana d’Arc e na personagem Billie Jean Davy – interpretada pela atriz Helen Slater no filme “A Lenda de Billie Jean”- para construir a coleção de inverno intitulada Jeanne Gang para guerreiras românticas.

A coleção trouxe vestidos cheios de babados, shorts de alfaiataria e calça alongada aparece em camurça. Mantôs, capas e saias aparecem neste mesmo tecido e também em couro, algodão e veludo de seda.  Nas jaquetas a mistura de materiais com franjas e tachas. Além disso, a estilista propõe tricô manual em algumas peças, com efeito de patchwork. A cintura vem marcada com cinto, e há trabalho de pedraria. A cartela de cores é composta pelo bordô, violeta, marrom, prata, bronze, branco e off-white.

No pé, ou botas longas com canutilho que remete a munição das armas de fogo, ou botinha de bico fino e cano mais curto. Com um toque rock’n’roll – marca de Fabia – mas com um uma pitada esotéricas.  

SPFW: Simone Nunes

Fotos: ® Agência Fotosite

Numa mistura de influências – ilustrações da americana Amy Cutler, patinação artística e o formato do corpo da apresentadora Nigella Lawson – Simone Nunes cria seu inverno 2010

Das ilustrações, vieram as texturas dos tecidos, os acessórios e os apliques das roupas. Da patinação, recortes, franjas, torcidos, drapeados, ombros secos, e sem volume como o collant usado pelas esportistas. Dessas ainda vem a mistura de materiais, entre eles malha com lycra, lã com linho, tule, lamê, tricoline, gabardine, veludo e napa. Das formas de Nigella, veio o volume no quadril. Apostou também na cintura marcada e comprimentos curtos em vestidos, saias, e até casacos curinhos e sequinhos com volume localizado.  Tudo numa cartela de cores com vermelho, bege, marrom, verde, cinza, rosa, prata e dourado.

SPFW: Ronaldo Fraga

Fotos: ® Agência Fotosite

Quando se fala de Ronaldo Fraga, se fala de emoção. Ele vai além de tendências, e como todo bom mestre da moda ele alinhava suas ideias entre tramas (que tantas vezes nos são desconhecidas), afim de contar a história escolhida da vez, e que quando estamos vendo esse desenrolar nos pegamos emocionados, ou cheios de sentimentos relembrados, que poucos conseguem nos fazer sentir quando assistimos a um desfile de moda. E não porque deixamos de sentir que não gostamos, não mesmo, é só que quando se sente, em frações de segundo tal roupa ganha mais vida ainda. Não é a toa que é um dos desfiles mais esperados da temporada.

Dessa vez Ronaldo inspirou-se na bailarina alemã Pina Bausch (falecida ano passado), e que assim como nosso estilista expressava sentimentos através de sua arte, a dança.  O espetáculo começa com Paula Cançado, bailarina do Grupo Corpo, fazendo referência à peça Cravos, de Pina, que segundo o estilista foi a primeira cena dela a ficar em sua memória. Logo de cara uma surpresa, as modelos entram com máscaras com o rosto nas costas e cabelos no rosto, que remete ao contorcionismo da bailarina. Tal inversão frente-verso aparece também em alguns looks, como por exemplo, a frente de um blazer ou vestidos aparece nas costa, os ombros pontudos vão para o peito.

Quem conhece o trabalho do estilista sabe, ele sempre traz modelagens diferenciadas e amplas. E dessa vez não foi diferente. Silhuetas soltinhas apareceram em várias peças da coleção. Para esse inverno, o estilista propõe também a mistura de texturas com o preto – podem ser listras, tecidos brilhantes, o que quiser – mais que isso ele mistura lurex com padronagens masculinas densas.  O vestido inteiro bordado com flores de ráfia é muito lindo e chamou a atenção. Casacos e calças de alfaiataria, e meias vazadas também ganham destaque. Tudo isso numa cartela de cores com preto, cinza, vinho, dourado e pontuais turquesas.

A moda de Ronaldo não é só para pensar, é para sentir, para emocionar. E nós não nos cansamos nem um pouco disso!!

SPFW: Iódice

Fotos: ® Agência Fotosite

O Amazonas é a inspiração do estilista Valdemar Iódice. Através de lendas, cores e imagens da floresta foi criada a coleção de inverno 2010 da marca para uma mulher contemporânea e urbana. Assim começa o terceiro dia da São Paulo Fashion Week.

A modelagem das roupas foi inspirada nas curvas dos rios, logo as peças acompanham as curvas do corpo feminino. Vestidos de jérsei com pregas, drapeados, ombreiras e plumas apareceram em bege, preto e roxo em modelos de um ombro só, ou tomara-que-caia, ou com mangas assimétricas.  Os vestidos com amarrações de ilhoses e os pretos de lã usados com leggings rendadas e com paetês se destacam. As rendas que aparecem no desfile têm contornos étnicos que remetem às pinturas corporais dos povos indígenas da região. 

A cartela de cores, além das já citadas acima, veio inspirada na reserva de desenvolvimento sustentável de Mamirauá, com laranja, amarelo, azul e branco. Além da estampa super tropical feitas à mão na Itália de pássaros e borboletas. As bijuterias feitas de sementes de tucumã, miçangas e cipós são lindíssimas.

Uma coleção a favor da preservação do meio-ambiente e no tom certo e elegante para clientes Iódice.

Pantone do Golden Globe Awards 2010

Dando um respiro na maratona de desfile que começa daqui a pouquinho no SPFW e aqui no blog, os melhores looks do red carpet do Globo de Ouro que aconteceu domingo dia 17/01/2010. Como costumo fazer, dividi os looks por cores e por isso que chamei esse post de “Pantone”. Olha só o que as celebridades usaram, alguns tem até a marca. É o aquecimento para o Oscar!!

Os pretos dominaram em modelos nem tão básicos assim.

 

Brilho não pode faltar nessas festas.   

 

Cores também sempre aparecem.

Mas tons claros também fazem a cabeça das famosas.