SPFW: André Lima

Fotos: ® Agência Fotosite

Para encerrar essa temporada de inverno 2010 da São Paulo Fashion Week, André Lima e sua coleção dramática.

Neste inverno, os vestidos para coquetéis e festas de André são alheios ao frio, minis e justos em sua maioria. O tamanho só aumenta com ombreiras enormes e mangas bufantes. Diferentes tecidos, algumas padronagens e variadas texturas compõem os looks, mais ou menos assim, por exemplo, três tecidos, patchwork enviesado, estampa e brilho, tudo num look só.  Estampa oriental, geometrias, laços oversized, ‘fuxicos’, e jumbo dots também aparecem na coleção. Destaque para o casaco preto com dobraduras que formam ombreiras, o look esmeralda, e o mini vestido com dois tecidos divididos por uma aplicação de babados que formam a letra ‘S’.

Acabamento impecável, modelagens inovadoras, execução perfeita. É com maestria que André Lima encerra essa edição do SPFW.

SPFW: Do Estilista

Fotos: ® Agência Fotosite

Estilistas, stylists, maquiadores e designers na passarela?? Pois sim!! Aconteceu na SPFW, no desfile de inverno da marca Do Estilista, de Marcelo Sommer, pessoas da moda viraram modelos, além dos próprios modelos. Como numa marcha, vinham com roupas rasgadas e trituradas.

O tule é rasgado e transformado em saias rodadas de vestidos que viram luxo graças à renda aparente. Leggings de tricô e crochê deram um toque especial. Tricôs aparecem também com pontos inacabados. Vestidos escuros, vestidos tutus, camisetas surradas, mangas bufantes, jaquetas de pele de jacaré com recortes que lembram elefantes, saias médias, bermudas, calças de couro, barra dobrada, blazer xadrez e colete de moletom com pelugem.

Alexandre Herchcovitch entrou com um sobretudo de lã preto. Além dele Dudu Bertholini, Piti Taliani, Fabia Bercsek, o designer Leon e outras personalidades do mundo fashion. Luciana Curtis encerra o desfile com estamparia animal, trazendo cor à coleção. Outros pontos de luz vieram nos vestidos dourados e acessórios em prata. 

Do Estilista traz uma coleção fora do comum, ou nem tanto assim.

SPFW: Reserva

Fotos: ® Agência Fotosite

A Reserva me conquistou na temporada passada, não só por seus looks, mas pelo seu humor. O desfile abre com Marco Luque lendo um texto sobre a efemeridade da fama – o tema da grife foram os 15 minutos de fama. A trilha sonora começa com ‘Les Miserables’ na voz de Susan Boyle cortada por ‘A melhor banda de todos os tempos da última semana’, dos Titãs junto com um look de blusa turtleneck brilhante e semitransparente sob colete camuflado com matelassê, luvas de ciclista, calças e botas de couro.

Alfaiataria moderna vem em jaquetas tricotadas e peças com lã pesada. O roxo e o verde quebram os pretos e cinzas da coleção. Xadrezes e hoodies também aparecem. Destaque a todo o processo de criação da marca. Blazeres sem mangas, camisas quadriculadas, listras, vários comprimentos, tricôs emborrachados, matelassês e maxi tricô misturado com fios de Lurex mostram um inverno impecável e hype.

O desfile com certeza é um dos melhores masculinos da temporada. Camisas, camisetas, moletons, calças, cardigans, blazeres, casacos e coletes compõem uma coleção de alta qualidade que pode ir já para os armários masculinos.       

SPFW: Carlota Joakina

Fotos: ® Agência Fotosite

Carlota Joakina de Camila Bertolote traz mais tecidos naturais e vem mais romântica para o inverno 2010.

A inspiração foi a anatomia das flores, que apareceu não apenas nas estampas, mas também em formas mais soltas e numa delicadeza nada óbvia. Vestidos leves dividem a passarela com peças estruturadas (como jaquetas com ilhoses e saias com alto relevo em couro).  Meias e luvas de tricô dão mais delicadeza aos looks. Laços metalizados e zíperes aparentes em vestidos nude quebram tanto romantismo.

Com um desfile com boa informação de moda, a Carlota Joakina ganha destaque nesta temporada.

SPFW: Isabela Capeto

Fotos: ® Agência Fotosite

Isabela Capeto trabalhou um tema subjetivo para seu inverno 2010, os filtros de informação, o que resultou numa imagem mais contemporânea e menos leve.

É nos bordados, aplicações e babados que traduzem esse filtro, num mix de referências étnicas e de sobreposições de peças com tecidos de pesos e proporções diferentes.  A coleção tem itens de desejo como os vestidos vermelhos leves, os pretos com ombros marcados com penas coloridas, terninhos amplos e a sequência de rosas no final.

Trazendo seu tradicional lado étnico, Isabela se modernizou dentro de seu próprio mundo.